quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Exposição


Olá gente!

Bem, as últimas semanas foram ocupadas com a produção da maquete e, finalmente, ela está pronta. A finalização se deu no dia 18/11/16 e a apresentação/exposição, no dia 25/11/16. Foi recebido um professor para avaliar as maquetes, e a ele tínhamos de explicar o problema, a escala e os materiais. Foi uma experiência divertida e marcante no que diz respeito ao aprendizado. Confira as imagens abaixo: 
Exibindo 20161125_114121.jpg
Exposição da maquete no corredor do Colégio
Exibindo 20161118_072652.jpg
Finalização da maquete
Bem, por hoje é só! Até o próximo post!

domingo, 13 de novembro de 2016

Atraso

Olá gente!

O último mês tem sido uma loucura! Provas, trabalhos e atividades extra curriculares explicam parte de nosso atraso para com as postagens. No que diz respeito à produção da maquete, nas últimas três semanas estivemos confeccionando os prédios e as casas durante as aulas mas, mesmo assim, sempre sobra algum trabalho para realizar em casa. Nosso grupo se encontra semanalmente na casa de um dos componentes para realização do trabalho. 

 Por isso, esta provavelmente será a última postagem relacionada com a produção da maquete! Ela está pronta e, no dia da aprestação, ainda serão adicionados o gel para fazer o efeito da água e erva nova para dar mais cor ao trabalho.
Voltaremos no dia da apresentação para mostrar o resultado final!
Até o próximo post!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Construindo a Maquete

Olá gente!

Semana passada começamos a construir nossa maquete. Apesar de termos enfrentado alguns problemas com os materiais - como a substituição das caixas de leite por papelão, e deste para o papel Paraná -, as coisas tem andado em um ritmo lento. As casas menores já estão praticamente prontas e a base está arranjada. O problema seguinte vem dos prédios: que material usar? Apesar do papel Paraná ser resistente e prático, existem alguns problemas durante a pintura do mesmo. Por este motivo, estaremos tentando novos materiais para sua construção.



Bom, por hoje é só! Até o próximo post!

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Atualização

Olá gente!

Bem, no encontro de hoje, dia 30 de Setembro, fomos ao laboratório de informática para concluir a "parte escrita 2", que deverá ser entregue nesta mesma data. Como já escrevemos a parte 2 e 3, apenas fizemos a postagem no blog relatando nosso encontro. Ainda tivemos o evento "Arte por toda parte" e por isso pegamos metade de ambos os períodos  de Matemática para finalizar o projeto até hoje.
Bem, por hoje é só! Nos vemos no próximo post!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Atualização

Olá gente!

Hoje no dia 16 de Setembro de 2016 iremos enviar a parte escrita 02 e 03. A parte 02 contém  a explicação do projeto e a construção digitalizada e a parte 03 consiste na explicação dos materiais.


Fique ligado nos próximo post!


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O Começo

Olá pessoal!

Nesta semana tivemos a tarefa de começar a construir o projeto de nossas edificações, assim definindo a escala das construções. Já no dia 09 de Setembro, foi decidido que a escala seria da escolha dos estudantes, e também foi disponibilizado uma folha com todas as tarefas e momentos de encontro durante as aulas. Começamos a fazer a atividade escrita número dois, cujo objetivo era especificar a edificação e quem trabalhará no lugar, lembrando que o problema não é o valor disponibilizado (pois ele é infinito). Em seguida, começaremos a montar um projeto 3D ou em um plano, uma vez que ainda não foi decidido o modo de exibição.

Fiquem ligados no próximo post! 



sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Um Recomeço

Olá gente!

Bem, estamos aqui hoje para apresentar nosso novo projeto. Surgido a partir da pergunta norteadora da área, devíamos, em nossa cidade, encontrar um problema público e resolvê-lo a partir de uma construção (um edifício público). Analisamos os diversos problemas de Santa Cruz do Sul e, pelo lado racional mas também com o emocional, decidimos que iríamos criar um abrigo para pessoas e animais necessitados. Não é de hoje que, ao sair nas ruas, vemos animais e pessoas sem um lar, sem cuidados, sem "direito à vida". Sujeitos à violência das ruas, a chacotas, às variações climáticas repentinas, sujeitos à falta de alimentos e até mesmo à problemas de saúde, essas pessoas precisam de muito mais que um lar: e é isso que procuramos oferecer.

Nossa proposta é a criação de edíficios que busquem, não apenas proporcionar um teto sobre a cabeça de necessitados (sejam eles animais ou pessoas), mas também oferecer ajuda pscicológica - para as pessoas - e uma família para poder contar com. Criaremos dois prédios com mais ou menos 25 (vinte e cinco) andares, sendo que, em um dos prédios, cinco andares seriam destinados á diferentes alas, tais como: refeitório, ala médica (com serviços de psicólogos e assistência médica 24 horas), ala recreativa (para crianças e adolescentes), biblioteca geral e um andar disponibilizado apenas para diferentes salas de aula, com altos investimentos em educação para os adultos e crianças com escolaridade atrasada. Os outros 20 (vinte) andares seriam dedicados a quartos e cômodos essenciais, bem como o segundo prédio inteiro. Do lado de fora, um parque, com bancos e brinquedos para as crianças , e uma quadra de volêi e uma "dupla" (basquete e futebol). Essa quadras seriam destinadas tanto para lazer quanto para aulas de esportes (opcionais).

O canil e o gatil serão duas construções, uma destinada para cães e a outra, para gatos. A dos cães terá um pequeno cercado, onde os animais poderão ficar soltos e onde haverá acesso para as crianças.
Os animais serão utilizados também como método de terapia, de modo a reduzir o estresse e a tensão.

Bem, essa é nossa ideia. Esperamos que tenham gostado e até o próximo post!



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Ida ao Museu de Artes

Olá gente! 

Bem, apesar de fazer um tempinho que não postamos nada, resolvemos atualizar o blog. Algumas semanas atrás (dia primeiro de Junho), nossa turma foi até o Centro das Artes Regina Simonis para ver uma exposição arquitetônica que tinha como objetivo pegar um problema social e resolvê-lo a partir da criação de edifícios. No dia, porém, estávamos tendo uma competição esportiva e não pudemos participar da saída, mas procuramos "correr atrás" do que havíamos perdido. Então, na Quarta-Feira (dia 03/08), fomos até o espaço de Produção e Aprendizagem e fomos apresentados à pergunta norteadora da área de Matemática, que orientará nossos estudos durante o próximo trimestre. A partir disso, vimos a importância da exposição - bem como da palestra com um arquiteto (postagem sobre isso no blog). Não entraremos a fundo nesse assunto agora, mas a seguir haverão algumas imagens sobre a exposição (as maquetes estão organizadas em: projeto - obra, em sequência):


                                                


                                 
                        






















Como podemos ver, há uma explicação e, em seguida, as maquetes com a representação das obras. Cada uma possui um motivo específico para sua construção, e é isso que faremos durante o trimestre que se seguirá!
Bem, por hoje é só. Até o próximo post!

domingo, 10 de julho de 2016

Experimentação dos Materiais

Olá gente!

Hoje, dia 10 de Junho de 2016, fomos até o laboratório de informática para dar mais alguns importantes passos em direção ao trabalho principal. Com as peças ATTO disponíveis para testes, nosso objetivo era criar um modelo de construção (de qualquer estilo existente) e pensar nas possibilidades de construção. Nossa escolha foi um estilo Neogótico, trabalhado em colunas, fachadas e sacadas, bem como grandes janelas.
Como materiais secundários, utilizaremos materiais simples como caixas (de leite, fósforo, etc) e, a princípio, colaremos uma outra base de papelão por baixo do material ATTO - mas com uma fita que seja retirável após o trabalho - para melhor estabilidade.

Materiais ATTO. 
Base da construção.
Materiais ATTO. 


Bem, por hoje é só! Até o próximo post!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Testando Conhecimentos

Olá gente!

Viemos aqui hoje para contarmos sobre nossa ida até o Espaço de Produção e Aprendizagem - nova sala criada pelo colégio com o objetivo de interação entre os estudantes, realizando atividades diferentes e criativas. Fomos com o intuito de pôr em prática nossos estudos realizados sobre o pantógrafo (confira nosso post sobre o pantógrafo e suas utilidades); chegando lá, nos reunimos em grupos (os mesmos grupos deste trabalho do blog) e fomos instruídos a criar um pantógrafo. Tínhamos apenas um modelo base e nossos conhecimentos, de modo que tivemos que colocar nosso esforço e dedicação para acabar o projeto. As peças disponibilizadas foram todas do componente ATTO, com parafusos, bases, "pilares" e outraspeças contruídas por nós a partir destas. Nesse dia (06 de Maio de 2016), trabalhamos nossa criatividade e nos acostumamos com as peças, uma vez que teremos que utilizar este material mais tarde. Foi instrutivo e ciativo, agradando boa parte dos estudantes.
Bom, por hoje é só. Nos vemos no próximo post!






segunda-feira, 23 de maio de 2016

Palestra com Ronaldo Wick

Oi gente! Seja bem-vindo a mais uma postagem! Hoje estaremos falando um pouco mais sobre nossa cidade, Santa Cruz do Sul e sobre o arquiteto Ronaldo Wink.

Catedral São João Batista
Tivemos um encontro com o arquiteto de Santa Cruz do Sul e autor do livro "Catedral São João Batista" - que possui quatro capítulos e aborda a história da primeira igreja católica de nossa cidade - Ronaldo Wink (no dia 29/04/16). A igreja foi, primeiramente, uma pequena edificação: uma capela menor e mais simples. A partir dela, surgiram outras duas torres maiores e ricas em detalhes. Podemos dizer, assim, que foi uma "evolução" com o passar do tempo.
Em sua palestra, ele procurou explicar mais sobre os monumentos históricos  e sua importância para entendermos melhor os acontecimentos marcantes de nosso município. Segundo seus conhecimentos, a cidade possui dois "núcleos": a praça de Getúlio Vargas (anteriormente chamada de "Praça de São Pedro") e a praça da Bandeira (antigamente chamada de Praça de Teresa). Deveria haver outra praça uma quadra após a de Getúlio Vargas mas os urbanizadores decidiram construí-la em outro lugar (atual praça da Bandeira). As ruas, antes de chão batido, eram largas devido ao uso de carroças e cavalos; achavam que era desnecessário este tamanho e pensaram em diminuí-los. Com o passar do tempo e avanços tecnológico (criando automóveis e substituindo os meios de transportes antigos), foi desnecessário.
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul
Os estilos de arquitetura se fazem presentes nas obras mais antigas da cidade: na Maçonaria, prédio de 1897, podemos ver o estilo eclético; o símbolo dos maçônicos era um compasso e um esquadro - esse símbolo significava "Deus é o grande criador do universo". Hoje em dia, esse prédio virou um restaurante no andar debaixo e em cima ainda há os encontros maçônicos. Outro exemplo de estilo eclético é a prefeitura, que possui enfeites detalhados, bem como a Casa das Artes Regina Simonis - criada no auge da carreira desta artista do século  XX.  A prefeitura ainda possuía traços do neoclassicismo, com frontões e colunas. Outros estilos predominavam: o romântico, gótico, renascentista e rococó.  
Em 1905 Santa Cruz assume o status de cidade. Um dos fatores que influenciou tal decisão foi a criação da Estação Ferroviária, que movimentou a economia que na época baseava-se na exportação do tabaco (vale lembrar que a primeira fumageira vinda foi a Souza Cruz, em 1917).  A Catedral São João Batista , em frente a praça Getúlio Vargas, foi acabada em dois de Agosto de 1934, mas sua inauguração só se deu em 1978.
Ainda existem muitos patrimônios históricos - e muitos deles não são tombados,. Por isso fomos conscientizados de que deve haver respeito com as construções de nossa cidade e muitas vezes poderíamos retirar alguns outdoors para deixar o mundo ver um monumento tão antigo e com tanta beleza histórica que merece ser admirado.
Bom, por hoje é só! Esperamos você em nosso próximo post!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pantógrafo

Olá!
No post de hoje, falaremos um pouco sobre o pantógrafo. Você sabe o que ele é? Ou qual é sua utilidade?

Primeiramente, temos que esclarecer esse conceito: pantógrafo é um instrumento utilizado como auxílio de desenho, para fazer cópias de figuras previamente desenhadas; ele pode, tanto aumentar como reduzir seu tamanho. Esse termo originou-se do grego;

 Pantos = tudo + Graphein = escrever

Foi criado pelo Christoph Scheiner, astrônomo e jesuíta do século XVII (mais especificamente, por volta do ano de 1603) e era formado, originalmente, por quatro barras de madeira, paralelas e articuladas. Possui vários furos, que permitem a variação de tamanho de uma ampliação e redução - cada furo possui um número que expressa em quantas vezes o desenho será aumentado ou reduzido. Na maioria das vezes possui um ponto de apoio que se fixa, geralmente, na borda da superfície onde o desenho vai ser realizado. É importante determinar que os três pontos inferiores de encontro entre as barras precisam estar alinhadas, de modo que enquanto eu estiver copiando um desenho, o outro saia exatamente igual (apenas em escala reduzida ou aumentada). Os lápis se encontram no furo B e C, e o tamanho da figura variará da posição do desenho em relação ao lápis (imagem a esquerda).

Pantógrafo Manual
Em um de nossos encontros, fomos desafiados a criar um pantógrafo a partir dos conceitos estabelecidos e estudados e vimos que não é tão difícil assim. Usando as peças do componente ATTOS, concluímos que o pensamento mais fácil para contrair seu próprio pantógrafo é o Teorema de Tales: um feixe de retas paralelas cortadas por retas transversais.  Na imagem acima, vemos tal exemplo.
Para fazer um pantógrafo de ampliação você vai precisar de:
-Papelão.
-Plástico transparente.
-Alfinete.
-Lápis.
-Pedaço de madeira.
Para começar, você irá cortar o papelão em duas tiras: dois centímetros de largura e trinta de comprimento. Em seguida, corte o plástico no tamanho de dois por doze centímetros. Use um marcador e marque exatamente o 11° (décimo primeiro) centímetro em cada uma das tiras. Forme um "L" com ambas, mas de um jeito onde os pontos se encontrem. Devo dizer que a formação do pantógrafo deve formar um quadrado em no meio da junção entre as tiras de plástico e papelão. É nesse momento em que entram os alfinetes, usados para fixar o ponto de encontro das hastes do nosso projeto (OBSERVAÇÃO: NO LOCAL ONDE HÁ JUNÇÃO DO PAPELÃO COM PLÁSTICO, OS ALFINETES DEVERÃO SER COLOCADOS DE BAIXO PARA CIMA. JÁ ONDE OS DOIS PLÁSTICOS SE ENCONTRAM, DE CIMA PARA BAIXO). Faça o furo para o lápis na tira de papelão direita -mantendo em mente que quão mais afastado do alfinete for o lápis, maior será o desenho.  Use o pedaço de madeira para fixar o pantógrafo, ou seja, ele servirá de ponto de apoio. Lembrando que esse último alfinete deverá estar alinhado com o lápis e este, com a junção do meio das tiras (use uma régua). O alfinete virado para baixo servirá como um lápis e o lápis real ampliará o desenho que o alfinete está contornando.
Assim você terá um pantógrafo pronto para o uso. Bom proveito e até o próximo encontro!
REFERÊNCIAS:
Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Pant%C3%B3grafo Acesso em 22/04/16.
Disponível em: www.manualdomundo.com.br/2013/05/ampliador-de-desenhos-caseiro-pantografo/
Acesso em: 19/05/16.
Disponível em: www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/moduloII/recursos29.html Acesso em: 19/05/16

sexta-feira, 18 de março de 2016

Polígonos

"O que é polígono?"


Poligono é uma palavra de origem grega que significa:
Poli (muitos) + Gonos (ângulos) = muitos ângulos.
Ou seja, polígono é uma figura plana formada por diversos segmentos de retas fechados. À junção desses segmentos se dá o nome de vértice e aos lados, se dá o nome de arestas. 
Elementos dos polígonos: 
-Lados: São segmentos de reta que se juntam e formam um vértice. Exemplos:  \overline{A B}\  \overline{B C}\  \overline{C D}\  \overline{D E}\  \overline{E A}\ .
Perímetro: Soma dos lados de um polígono. 
Vértices: Encontro entre os segmentos de reta. 
Altura: Linha vertical que liga as duas extremidades do polígono.
Diagonais: Quando dois vértices estão em uma diagonal em duas extremidades do polígono. 
Ângulos internos: ângulos formados por dois lados consecutivos:  \hat a \ , \hat b \ , \hat c \ , \hat d \ , \hat e \
Ângulos externos: ângulos formados por um lado e pelo prolongamento do lado a ele consecutivo:  \hat a_1 \ , \hat b_1 \ , \hat c_1 \ , \hat d_1 \ , \hat e_1 \ .

Os ângulos podem ser: Convexos e Côncavos. Ele é convexo quando possui os ângulos entre 0° e 180°. Por outro lado, o Côncavo possui ângulos maiores a 180°.
CLASSIFICAÇÃO: 
3 lados - triângulo ou trilátero
4 lados - quadrângulo ou quadrilátero
5 lados - pentágono ou pentalátero
6 lados - hexagonal ou hexalátero
7 lados - heptágono ou heptalátero
8 lados - octógono ou octolátero
9 lados - eneágono ou enealátero
10 lados - decágono ou decalátero
11 lados - undecágono ou undecalátero
12 lados - dodecágono ou dodecalátero
13 lados - tridecágono
14 lados - tetradecágono
15 lados - pentadecágono ou pentadecalátero
20 lados - icoságono ou icosalátero 


Triângulo:
Triângulo Regular: 


Quadrilátero: 

Quadrilátero Regular: 
Pentágono: 

Pentágono Regular: 

Hexágono: 
Hexágono Regular: 
Referências: 
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/classificacao-dos-poligonos.htm
http://www.estudopratico.com.br/poligonos/
http://www.ipg.pt/user/~mateb1.eseg/doc/Classifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20pol%C3%ADgonos.pdf
https://pt.wikibooks.org/wiki/Matem%C3%A1tica_elementar/Geometria_plana/Pol%C3%ADgonos
http://www.infoescola.com/geometria/poligonos/





sexta-feira, 11 de março de 2016

Primeira Postagem

Oi gente!

Bem, esse é o nosso primeiro encontro com o objetivo de realizar nosso projeto escolar matemático, que consiste na criação de um monumento arquitetônico de nossa região utilizando peças do componente ATTO. Até o momento criamos um blog para mostrar à vocês, leitores, todo o processo de evolução de nosso trabalho. Receberemos uma palestra de um arquiteto de nossa cidade, Santa Cruz do Sul, que estará aprofundando nossos conhecimentos sobre arquitetura e geometria- o que auxiliará no procedimento de confecção de nossa obra. A proposta deixou-nos animados e ansiosos pois essa é uma nova experiência de aprendizado já que é um trabalho descontraído e divertido. Esperamos que essa metodologia possa trazer mais conhecimento não só a vocês, mas a nós. A cada encontro semanal estaremos postando novas informações sobre o andamento do trabalho. 
Kit de robótica ATTO
Nosso próximo post será sobre "polígonos", então fiquem ligados!