segunda-feira, 23 de maio de 2016

Palestra com Ronaldo Wick

Oi gente! Seja bem-vindo a mais uma postagem! Hoje estaremos falando um pouco mais sobre nossa cidade, Santa Cruz do Sul e sobre o arquiteto Ronaldo Wink.

Catedral São João Batista
Tivemos um encontro com o arquiteto de Santa Cruz do Sul e autor do livro "Catedral São João Batista" - que possui quatro capítulos e aborda a história da primeira igreja católica de nossa cidade - Ronaldo Wink (no dia 29/04/16). A igreja foi, primeiramente, uma pequena edificação: uma capela menor e mais simples. A partir dela, surgiram outras duas torres maiores e ricas em detalhes. Podemos dizer, assim, que foi uma "evolução" com o passar do tempo.
Em sua palestra, ele procurou explicar mais sobre os monumentos históricos  e sua importância para entendermos melhor os acontecimentos marcantes de nosso município. Segundo seus conhecimentos, a cidade possui dois "núcleos": a praça de Getúlio Vargas (anteriormente chamada de "Praça de São Pedro") e a praça da Bandeira (antigamente chamada de Praça de Teresa). Deveria haver outra praça uma quadra após a de Getúlio Vargas mas os urbanizadores decidiram construí-la em outro lugar (atual praça da Bandeira). As ruas, antes de chão batido, eram largas devido ao uso de carroças e cavalos; achavam que era desnecessário este tamanho e pensaram em diminuí-los. Com o passar do tempo e avanços tecnológico (criando automóveis e substituindo os meios de transportes antigos), foi desnecessário.
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul
Os estilos de arquitetura se fazem presentes nas obras mais antigas da cidade: na Maçonaria, prédio de 1897, podemos ver o estilo eclético; o símbolo dos maçônicos era um compasso e um esquadro - esse símbolo significava "Deus é o grande criador do universo". Hoje em dia, esse prédio virou um restaurante no andar debaixo e em cima ainda há os encontros maçônicos. Outro exemplo de estilo eclético é a prefeitura, que possui enfeites detalhados, bem como a Casa das Artes Regina Simonis - criada no auge da carreira desta artista do século  XX.  A prefeitura ainda possuía traços do neoclassicismo, com frontões e colunas. Outros estilos predominavam: o romântico, gótico, renascentista e rococó.  
Em 1905 Santa Cruz assume o status de cidade. Um dos fatores que influenciou tal decisão foi a criação da Estação Ferroviária, que movimentou a economia que na época baseava-se na exportação do tabaco (vale lembrar que a primeira fumageira vinda foi a Souza Cruz, em 1917).  A Catedral São João Batista , em frente a praça Getúlio Vargas, foi acabada em dois de Agosto de 1934, mas sua inauguração só se deu em 1978.
Ainda existem muitos patrimônios históricos - e muitos deles não são tombados,. Por isso fomos conscientizados de que deve haver respeito com as construções de nossa cidade e muitas vezes poderíamos retirar alguns outdoors para deixar o mundo ver um monumento tão antigo e com tanta beleza histórica que merece ser admirado.
Bom, por hoje é só! Esperamos você em nosso próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário