sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Um Recomeço

Olá gente!

Bem, estamos aqui hoje para apresentar nosso novo projeto. Surgido a partir da pergunta norteadora da área, devíamos, em nossa cidade, encontrar um problema público e resolvê-lo a partir de uma construção (um edifício público). Analisamos os diversos problemas de Santa Cruz do Sul e, pelo lado racional mas também com o emocional, decidimos que iríamos criar um abrigo para pessoas e animais necessitados. Não é de hoje que, ao sair nas ruas, vemos animais e pessoas sem um lar, sem cuidados, sem "direito à vida". Sujeitos à violência das ruas, a chacotas, às variações climáticas repentinas, sujeitos à falta de alimentos e até mesmo à problemas de saúde, essas pessoas precisam de muito mais que um lar: e é isso que procuramos oferecer.

Nossa proposta é a criação de edíficios que busquem, não apenas proporcionar um teto sobre a cabeça de necessitados (sejam eles animais ou pessoas), mas também oferecer ajuda pscicológica - para as pessoas - e uma família para poder contar com. Criaremos dois prédios com mais ou menos 25 (vinte e cinco) andares, sendo que, em um dos prédios, cinco andares seriam destinados á diferentes alas, tais como: refeitório, ala médica (com serviços de psicólogos e assistência médica 24 horas), ala recreativa (para crianças e adolescentes), biblioteca geral e um andar disponibilizado apenas para diferentes salas de aula, com altos investimentos em educação para os adultos e crianças com escolaridade atrasada. Os outros 20 (vinte) andares seriam dedicados a quartos e cômodos essenciais, bem como o segundo prédio inteiro. Do lado de fora, um parque, com bancos e brinquedos para as crianças , e uma quadra de volêi e uma "dupla" (basquete e futebol). Essa quadras seriam destinadas tanto para lazer quanto para aulas de esportes (opcionais).

O canil e o gatil serão duas construções, uma destinada para cães e a outra, para gatos. A dos cães terá um pequeno cercado, onde os animais poderão ficar soltos e onde haverá acesso para as crianças.
Os animais serão utilizados também como método de terapia, de modo a reduzir o estresse e a tensão.

Bem, essa é nossa ideia. Esperamos que tenham gostado e até o próximo post!



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Ida ao Museu de Artes

Olá gente! 

Bem, apesar de fazer um tempinho que não postamos nada, resolvemos atualizar o blog. Algumas semanas atrás (dia primeiro de Junho), nossa turma foi até o Centro das Artes Regina Simonis para ver uma exposição arquitetônica que tinha como objetivo pegar um problema social e resolvê-lo a partir da criação de edifícios. No dia, porém, estávamos tendo uma competição esportiva e não pudemos participar da saída, mas procuramos "correr atrás" do que havíamos perdido. Então, na Quarta-Feira (dia 03/08), fomos até o espaço de Produção e Aprendizagem e fomos apresentados à pergunta norteadora da área de Matemática, que orientará nossos estudos durante o próximo trimestre. A partir disso, vimos a importância da exposição - bem como da palestra com um arquiteto (postagem sobre isso no blog). Não entraremos a fundo nesse assunto agora, mas a seguir haverão algumas imagens sobre a exposição (as maquetes estão organizadas em: projeto - obra, em sequência):


                                                


                                 
                        






















Como podemos ver, há uma explicação e, em seguida, as maquetes com a representação das obras. Cada uma possui um motivo específico para sua construção, e é isso que faremos durante o trimestre que se seguirá!
Bem, por hoje é só. Até o próximo post!